Porcolitro

Porcolitro era um leite muito safadinho, derramava sempre. Os outros litros falavam para ele: cuidado, você vai acabar sujando tudo. Mas o litro não estava nem aí, todo dia fazendo a mesma coisa. Até que um dia veio uma fada e transformou o litro em porco, num porcolitro, que protagonizou mil aventuras...



Créditos das aventuras de Porcolitro: Milton Nascimento e Maria Dolores Duarte.
As aventuras a seguir são por minha conta.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Continua lindo

Há tempos carnaval significava para mim a agonia em forma de feriado: A mulher pelada do Hans Donner, propaganda idiota de cerveja com mulher pelada, mortes na estrada e mulher pelada, use camisinha e mulher pelada, festa, folia e mulher pelada. Eu não tenho nada contra mulheres peladas, tirando o fato de elas serem gostosas e sensuais de forma tal que jamais serei algum dia, elas que sigam em sua existência nude. Eu não ligo não. Na verdade, sempre pensei que devesse haver um charme nas feias e chatas, e que para elas sempre haveria a cara cheia e os finais de festa.

Acontece que eu fui para o Rio: pela primeira vez um carnaval no Rio. E como previu o Iuri, foi como ir a Roma e ver o Papa, embora eu duvide que ver o Papa deixe pessoas tão extasiadas daquele tesão incontrolável, bêbadas e despreocupadas e mijando em qualquer meio fio. Com tudo isso, a comparação ainda foi justa.
Este carnaval foi como se fosse o meu primeiro. E digo isso tanto com a parcela de exagero que me é característica, quanto com o hiperbolismo que osmoticamente absorvi apenas por estar no Rio. Eu vivi o frenesi de ter a vida mudada pela bugiganga do 011-1406 e o gozo invertido que é o nascer, como diz o Tom Zé. Nasci para o carnaval naquele sábado.

E fui descobrindo a cada alalaô por que o Rio de Janeiro é um lugar tão impressionante. Não é preciso sensibilidade alguma para admirá-lo. Tudo no Rio é estúpido, sem vaselina: a beleza daqueles contornos, as ondas que nos sacodem revelando nossas partes sem discrição, os pés que multiplicam-se em centenas e centenas de passos por minuto, as bundas de toda sorte que passam sem pedir licença, a festa em blocos que atropelam a miséria dormida serenamente nas calçadas sob o suvaco do Cristo. Tudo isso é muito diferente de São Paulo, cuja beleza excêntrica só Caetano conseguiu - com algum esforço - captar.
Fora do Rio, ouvir samba ou  bossa é fora de contexto e não passa de uma quase lembrança, etérea e latente, daqueles tempos de lá.

Passados o tesão incontrolável, a embriaguez e a vontade de mijar na rua, ou pelo menos grande parte disso tudo - o que aconteceu em algum momento entre os pedágios da Dutra e meu despertador que voltou a trabalhar às cinco e meia nesta quinta feira - conclui que foi grande ingenuidade minha odiar carnaval. Nada seria tão legítimo quanto esta festa se não fosse bom, se nela não coubessem todos - dos libertários aos reaças, do samba e da bossa, do cume e do sopé. Brincar o carnaval é dado a priori. Finalmente aprendi que quem não gosta de samba -não tem jeito -  não pode ser bom sujeito.

Um comentário:

  1. "chame gente, chame gente, chame gente" diz o Moraes Moreira

    ou ainda,diz o Gil: Omolu, Ogum, Oxum, Oxumaré
    Todo o pessoal
    Manda descer pra ver
    Filhos de Gandhi

    Isso é o carnaval, é pra geral, é lindo, é o máximo, a cidade inteira na rua, uma festa popular. Mas lá, no Rio. Ou em Salvador e Recife, apesar das cordas e abadás. Em são paulo é só feriado, pretexto pra ir pra baixada e pegar praia.

    beijo.

    ResponderExcluir

derrame seu leite aqui