Porcolitro

Porcolitro era um leite muito safadinho, derramava sempre. Os outros litros falavam para ele: cuidado, você vai acabar sujando tudo. Mas o litro não estava nem aí, todo dia fazendo a mesma coisa. Até que um dia veio uma fada e transformou o litro em porco, num porcolitro, que protagonizou mil aventuras...



Créditos das aventuras de Porcolitro: Milton Nascimento e Maria Dolores Duarte.
As aventuras a seguir são por minha conta.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Nonada

Qual Guimarães Rosa, abuso e arrisco em usar a mesma chave para minha entrada e travessia nas veredas da blogosfera.

O desejo de florear meus próprios pixels já existe há um tempo e os exemplares brotam de todos os sítios (poucos, porém, trazem flores). Mas inspiração mesmo veio de um delicioso livro, presente do Fernando, um amigo querido de saborosos papos e preciosas referências desde a nossa meninice.


   Inspiração é o que transborda de nós quando pensamos em Milton Nascimento. Seja uma inspiração contemplativa, um start na sensibilidade que deixamos um pouco pra lá para enfrentar os dias, ou aquela produtiva, que - nas palavras do outro, o Caio - dá vontade de sair por aí mudando o mundo.
    E foi o que aconteceu: embalada por travessia -  um trabalho biográfico sobre Milton Nascimento da jornalista trespontana Maria Dolores Pires do Rio Duarte - conheci o Porcolitro, um personagem criado por Milton Nascimento, quando era simplesmente Bituca: um menino tímido e atento ao mundo, o que, aliás, Milton nunca deixou de ser. 
   O trabalho de Maria Dolores é uma reverência a genialidade de Milton Nascimento, prato cheio para quem gosta de histórias simples da vida, daquelas que inspiram lágrimas e risos.

  Este blogue não poderia ter melhor nome do que aquele que nasceu da imaginação de um menino, meio carioca, muito mineiro, que fantasiou que um litro de leite atrapalhado poderia ter seu lugar no mundo das coisas raras e fascinantes. Quando li esta história, pensei: "todo mundo é meio Porcolitro". Então, nasceu este blogue, que eu vou alimentando enquanto espero a minha fada. 

Que sejam todas e todos bem-vindos, então.




9 comentários:

  1. Adorei o blog, Marilia!!
    Espero que não seja uma mãe tão desnaturada quanto eu ... que abandono meu por semanas!
    Bjs.

    http://www.balzaquidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Minha criatura mais criativa em atividade criadora! Nuncaqeuiaperdê!
    Bjaum du VitAum!

    ResponderExcluir
  3. ameiiiiiiii...vc e mais que uma historiadora, vc e genial!!!

    te amo

    ResponderExcluir
  4. Saudações bloguistas (?!!) a você, bem-vinda a esse mundo!
    Gostei muito... Só senti falta de um drink nesse coquetel ;)
    Um beijo e sucesso nesse novo empreendimento!!!
    Nat.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, Mama... "você não é uma professora, você é uma mulher maravilhosa", sò para matar as saudades de nossos primeiros passos poèticos pelas paredes de Assis!!!! Adorei... (desculpe-me pelos meus acentos franceses, meu teclado è muito chique!!!)

    Carlà

    ResponderExcluir
  6. Adorei.Preciso meditar,para buscar inspiração e me pronunciar à altura(rsrsrs).
    Salve a metafísica e o brilhantismo das genialidades.
    Grande abraço.Aguardo o convite para inauguração presencial.
    Abração
    Sempre Alerta

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante ,
    tenho certeza que inspiração nunca vai faltar
    Parabens Bem legal o blog
    ABRAÇOS
    SERVIR!

    ResponderExcluir
  8. Mais que delicioso ler sobre coisas interessantes, é ler coisas que gente interessante e inteligente escreve! Adorei o passeio, voltarei sempre sem dúvidas! [E ai que vontade de ler este livro agora!super dica!] beijão Ma!!! =D

    ResponderExcluir
  9. Gostei demais Marília, tua escrita é bem gostosa de se ler. A blogosfera nunca mais será a mesma com você derramando leite por aí.

    Já tentei criar um blog umas mil vezes mas nunca tenho inspiração (ou inteligência).
    Ah, você sabe que sou o primeiro da fila pra ler o livro né?

    ResponderExcluir

derrame seu leite aqui